sábado, 24 de abril de 2010

BIBLIOTECA NACIONAL

Um comentário:

  1. Segundo a Unesco, a Biblioteca Nacional, situada na Avenida Rio Branco, 219, no centro da cidade do Rio de Janeiro, é a maior biblioteca da América Latina e a oitava do mundo. Seu majestoso prédio foi construído dentro de um conjunto arquitetônico do início do século XX.

    Sua origem está ligada à livraria de D.José, rei de Portugal, tal livraria teria sido organizada para substituir a destruída Real Biblioteca, após um terremoto e incêndio em 1º de novembro de 1755, em Lisboa. Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808, D.João, então Príncipe Regente, trouxe a livraria Real para o Brasil.

    Em 1808, o acervo que aqui desembarcou era composto por 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. A primeira acomodação foi o Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo. A data oficial da fundação da Biblioteca Nacional é 29 de outubro de 1810, quando o Príncipe Regente assinou decreto determinando oficialmente a acomodação física dos arquivos da livraria real.

    A Biblioteca Nacional só foi definitivamente aberta ao público em 1814. Em 1821, D.João VI retornou para Portugal levando parte dos acervos, depois da independência em 1822, o Brasil, sob acordo regulado na Convenção Adicional ao Tratado de Paz e amizade com a ex-metrópole, comprou a Biblioteca Nacional.

    Em 15 de agosto de 1905, iniciou-se as obras da construção da atual sede, cinco anos depois, em 29 de outubro de 1910, aconteceu a inauguração do novo edifício, projetado por General Francisco Marcelino de Sousa Aguiar com a participação dos engenheiros Napoleão Muniz Freire e Alberto de Faria.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.